top of page

O Satanismo na moda atual

  • Foto do escritor: VOBISCUM
    VOBISCUM
  • 29 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Antigamente se assumir satanista era um tabu, mas estamos vendo um movimento cada vez mais crescente de praticantes tornarem pública sua identificação com a religião, inclusive artistas internacionais, como é o caso do cantor Lil Nas X, talvez o maior ícone desse tema.


Basta prestar atenção nas áreas da música, moda e TV para identificar uma profusão de símbolos normalmente ligados ao ocultismo que aparecem de maneira discreta ou explícita: pentagramas, imagem de Baphomet, cruzes invertidas, chifres e por aí vai.


Então, como motivo mais de entretenimento do que didático, lançarei algumas curiosidades sobre como o satanismo alcançou as passarelas da moda atual...

ree

Mesmo que sem qualquer envolvimento com a Nike, o astro pop em parceria com a empresa americana MSCHF lançaram uma edição especial customizada do tênis Air Max 97 como 666 unidades à venda. Entre os detalhes a serem observados no calçado: pingente com pentagrama, cruz invertida, gotas de sangues dos funcionários na sola e a inscrição “Lucas 10:18” – uma referência à passagem bíblica que diz: “Vi Satanás cair como um raio do céu” – impresso neles. A gigante dos esportes entrou com um processo contra os envolvidos e ganhou, o produto teve que ser tirado de circulação por se tratar de uso da marca sem a devida autorização.

ree

Essa polêmica foi a principal estratégia para Lil Nas X promover o lançamento do vídeo “Montero (Call Me by Your Name)”, onde ela está em uma espécie de Jardim do Eden, é beijado pela serpente, muda de ideia quando está subindo ao céu e decide ir para o inverno descendo em um pole dance e insinua relação sexual com o próprio diabo, inclusive assumindo seu lugar. Vale a pena assistir várias vezes para prestar atenção às outras inúmeras mensagens subliminares. O sucesso é tão grande que o clipe já tem, até o momento que esse texto foi feito, quase 365 milhões de visualizações.

ree

O estilista Rick Owens, conhecido por suas criações góticas, usa e abusa do pentagrama em suas criações, inclusive lançou uma bota em parceria com a inglesa Dr. Martens que a amarração forma a estrela em questão. Com a Champion ele fez um tênis que também tem amarração e até na cueca feita para a sua marca ele fez a costura com o símbolo.

ree

O mesmo Lil Nas X acaba de lançar uma edição limitada de 666 blusas com Jean Paul Gaultier que traz uma ilustração repleta de símbolos e o cantor sendo coroado por diabinhos.

ree

A Supreme acaba de lançar uma edição especial de jaquetas em parceria com a marca Thrasher que tem uma estampa nas costas de um pentagrama com a um bode estilizado, talvez uma alusão a Baphomet.

ree

Existem também as “Ritual Brands”, que são marcas de roupas e acessórios que tem no DNA o uso desses símbolos em suas criações, que são consumidas por adeptos à religião ou até mesmo por clientes desavisados que gostam da estética, sem saber o real significado das imagens.

ree

Como moda é puro comportamento, esse post tem o objetivo de refletir sobre essa percepção de tendência e se você ficar atento vai identificar muitas outras ocorrências assim.

ree

 
 
 

Comentários


✠In Nomine Dei Nostri Satanas Luciferi Excelsi✠

bottom of page